Notícias

Sociedade Internacional de Sociologia das Religiões (ISSR).

A próxima conferência da Sociedade Internacional de Sociologia das Religiões (ISSR) será em Buenos Aires, Argentina, entre 15 e 20 de fevereiro de 2027.

Informações estarão disponíveis em: https://www.sisr-issr.org/en/

_____________________________________________________________________________

Conversa até Assis.

Discussão sobre os preparativos para o encontro da Economia de Francisco com Paulo França, Prof. Dr. André Ricardo e Patricia Dorneles.

Vídeo disponível

_____________________________________________________________________________

Carta que o Brasil levará ao encontro da Economia de Francisco.

Carta que Brasil levará ao encontro Economia de Clara e Francisco já está pronta e conta com proposições cruciais e bem específicas que ajudarão nessa nova visão de mundo. A entrevista conta com a participação do Prof. Dr. André Ricardo.

Vídeo disponível

_____________________________________________________________________________

Nerep na mídia

O NEREP é foco de duas postagens do clipping UFSCar. Fique por dentro: Olhares jornalísticos sobre religião, saúde e secularização são tema de evento na UFSCarhttp://www.saci.ufscar.br/servico_clipping?id=39243Como construir um novo país:http://www.saci.ufscar.br/data/clipping/imagens/39249_00.jpg 

__________________________________________________________________________

Mesa Redonda: “Olhares sociológicos e jornalísticos sobre: Religião, Saúde e Secularização”

Como parte das Quartas Sociológicas, organizadas pelo PPGS-UFSCar, será realizada a Mesa Redonda “Olhares sociológicos e jornalísticos sobre: religião, saúde e secularização”. Comporão a mesa os professores André Ricardo de Souza (UFSCar, mediador), Rodrigo Toniol (Unicamp) e Reinaldo José Lopes (FSP).

Resumo da mesa:
A religião convive no Brasil e na absoluta maioria dos países do mundo com o processo de secularização que consiste basicamente na diminuição da influência religiosa sobre o Estado e a produção de conhecimento. No meio da relação entre religião e ciência, a saúde ocupa um lugar de destaque, tanto pela busca de alternativas à medicina convencional, quanto pela crescente valorização feita por médicos de uma dimensão humana chamada espiritualidade. Esta mesa aborda o modo como a religião, a saúde e a secularização tem sido vista por grande parte dos cientistas sociais e também jornalistas.

Data: 27 de maio de 2016

Horário: 10h

Local: Auditório do Departamento de Sociologia da UFSCar

___________________________________________________________________________

Entrevista com o professor André Ricardo de Souza no São Carlos Agora

A rede de notícias São Carlos agora divulgou entrevista com o professor André Ricardo de Souza, disponível no link: http://www.saocarlosagora.com.br/cidade/noticia/2016/04/03/73165/imagem-negativa-das-religioes-cresce-no-brasil-analisa-pesquisador-da-ufscar/

A fala trata do crescimento da imagem negativa das religiões no Brasil.

___________________________________________________________________________

Programa “Sapiência” da Radio UFSCar entrevista o professor André Ricardo de Souza – Programa disponibilizado via online

Segue o link da entrevista do professor Andŕe Ricardo de Souza no programa Sapiência da Radio UFSCar: http://www.radiotube.org.br/audio-5092gPi8HN8dY

Na entrevista, o professor fala sobre as razões que estão levando ao crescimento da imagem negativa das religiões no Brasil. O especialista também aborda a importância da dimensão religiosa para a sociedade.

___________________________________________________________________________

Eventos e dossiês com inscrições abertas

Clique aqui e veja os prazos e possibilidades de submissão no dossiê da ABHR (“Religião e Periferia Urbana na América Latina”) e nos eventos 40º Encontro da ANPOCS e Encontro Internacional da ABHR.

___________________________________________________________________________

Imagem negativa das religiões cresce no Brasil, analisa pesquisador da UFSCar André Ricardo de Souza

“A religião parece estar sendo vista no Brasil, em grande medida, não mais como uma aliada na luta por direitos humanos e cidadãos, mas sim, contrariamente, como empecilho a eles. Essa é a análise do professor do Departamento de Sociologia da UFSCar, André Ricardo de Souza. Ele publicou um artigo sobre o tema na revista Contemporânea.”

Leia na íntegra o texto publicado no site da UFSCar.

___________________________________________________________________________

Disciplina “Religião e Complexidade Social” ministrada pelo professor André Ricardo de Souza no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar – 1° semestre de 2016.

No primeiro semestre de 2016, o professor André Ricardo de Souza irá ministra a disciplina “Religião e Complexidade Social” no PPGS-UFSCar. A disciplina, de caráter optativo para os alunos de pós-graduação em sociologia da UFSCar, é aberta para alunos especiais de outros programas ou sem vínculo institucional.
Para maiores informações: http://www.ppgs.ufscar.br/?page_id=15

___________________________________________________________________________

Entrevista com o professor André Ricardo de Souza pela equipe CCS/UFSCar

A equipe CCS/UFSCar recebeu no dia 23 de fevereiro  o professor André Ricardo de Souza, coordenador do Núcleo de Estudos de Religião, Economia e Política (NEREP). Ele foi entrevistado para o Sapiência, programa de divulgação científica da CCS que irá ao ar pela Rádio UFSCar 95,3 FM a partir da segunda quinzena de março. Fiquem ligados!

___________________________________________________________________________

Dossiê temático “Desafios contemporâneos da sociologia da religião” na Contemporânea

A públicação número 2, volume 5 (2015) da Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar está no ar. A edição traz o dossiê organizado pelo Professor Dr. André Ricardo de Souza e trata de importantes questões investigativas enfrentadas pelos cientistas sociais que lidam com o fenômeno religioso.
Reunindo uma interessante diversidade de autores, os artigos passam por temas como: a interpretação sobre o chamado pluralismo religioso brasileiro no artigo de Silvia Fernandes; um balanço da sociologia da religião e do ofício de sociólogo da religião no Brasil no artigo de André Ricardo de Souza; a complexa relação entre igreja e a esfera política no artigo de Flávio Sofiati; uma análise das transformações religiosas no Brasil, particularmente da igreja católica pós Concílio do Vaticano II, respondendo às demandas impostas por transformações sociais, no artigo de Reginaldo Prandi e Renan dos Santos; e os alcances e limites sociais do movimento ecumênico, particularmente entre católicos da renovação carismática e igrejas protestantes carismáticas/pentecostais no artigo de Cecília Mariz e Carlos Souza. Além de abordar velhos e novos temas da sociologia da religião, o Dossiê tem também um caráter de homenagem a Antônio Flávio Pierucci, importante pesquisador da área, falecido em 2012.